Perguntam-me não raras vezes:
- "Qual o livro de José Saramago que mais gostaste de ler?"
A resposta que pode ser dada a cada momento:
- "Impossível de dizer... não sei responder, não seria justo para com outros (livros) não nomeados. Mas uma coisa sempre soube. Uma obra de Saramago, enquanto "pseudo ser vivo" ou com "gente dentro" tem que me raptar, prender-me, não me deixar sair de dentro das suas páginas. Fazer de mim um refém, e só me libertar no final da leitura... mesmo ao chegar à última página. Aí, o "Eu" leitor que se mantém refém, liberta-se da "gente que a obra transporta dentro" e segue o seu caminho.
Mas segue um caminho que se faz caminhando, conjuntamente com mais uma família"

Rui Santos

sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

"Projeto de leitura: 1 ano com Saramago" apresentado por Tânia Ardito do blog "Corpo de Escrita"

Fazemos aqui divulgação de um projecto de leitura sobre a obra de José Saramago e sua temática reflexiva.

O "Projeto de leitura: 1 ano com Saramago" pode ser consultado aqui
em https://corpodaescritablog.wordpress.com/projeto-de-leitura-1-ano-com-saramago/



A mentora do projecto, Tânia Ardito, deixa no seu post as principais directivas.
Parece apaixonante!
Será uma viagem a sério, e os leitores saramaguianos poderão aproveitar para revisitar entre tantos outros, Salomão e o cornaca Subhru; a Lídia; o inevitável Caim; os mistérios de Blimunda e Baltasar; a mulher do médico e o cão das lágrimas; Pessoa que esgota aos seus últimos 9 meses; Artur Paz Semedo; a morte e seu desafiador violoncelista; o presidente da câmara; Tertuliano Máximo Afonso e o experimentalismo com os outros "eus" por descobrir; Mogueime e Ouruana; o confronto de gerações dos Mau-Tempo com os "Bertos"; Cipriano Algor e por fim o melancólico senhor José.

Aqui fica a menção!

"Olá,

Finalmente de volta ao blog! Estive afastada por excesso de trabalho, mas estou de volta e por um bom motivo;  anunciar o Projeto de Leitura: 1 ano com Saramago.

Os meus amigos e os frequentadores do espaço cultural, que gerencio, já estão a par do projeto,  anunciado no dia 4 de novembro.

A proposta é homenagear e lembrar os 20 anos da atribuição do Prêmio Nobel a José Saramago, com início em novembro de 2017 e término previsto para o dia 16 de novembro de 2018 (data do aniversário do escritor).

Além da leitura, resenha e diário do projeto, também estou organizando eventos sobre o tema na Casa Subversa, que é o espaço da Revista Subversa na cidade do Porto, Portugal.

Quando anunciei o projeto, estava presente a Danielle do instragam Leitura Azul e do blog Cantinho de Tudo e ela topou participar do desafio 🙂 Abaixo, deixo a lista dos livros escolhidos para leitura ao longo do ano.

MÊS                         LIVRO
NOVEMBRO/2017 A Viagem do Elefante
DEZEMBRO/2017 Claraboia
JANEIRO/2018         Caim
FEVEREIRO/2018 Memorial do Convento
MARÇO/2018         Ensaio Sobre a Cegueira
ABRIL/2018    Alabardas, alabardas, Espingardas, espingardas / O ano da morte de Ricardo Reis
MAIO/2018                As Intermitências da Morte
JUNHO/2018               Ensaio Sobre a Lucidez
JULHO/2018               O Homem Duplicado
AGOSTO/2018      História do Cerco de Lisboa
SETEMBRO/2018      Levantando do Chão
OUTUBRO/2018      A Caverna
NOVEMBRO/2018     Todos os Nomes


Para quem quiser acompanhar o desenvolvimento, além do update aqui no blog, também poderá ter mais notícias através do instagram @corpodaescrita e se estiver pela cidade do Porto, ir aos eventos da Casa Subversa e ver os registros do diário que ficará disponível ao público.

Update: Deixo aqui a explicação de como participar 🙂

O projeto de leitura, consiste em acompanhar a lista de leitura e postar comentários com a #1anocomsaramago. Poderá partilhar através do Instragam, Twitter, ou Facebook. A postagem precisa ser pública para todos verem. Todos os comentários eu irei anotar no diário de leitura, que tentarei disponibilizar ao público quando o projeto chegar ao fim. Poderá também fazer os comentários no blog Corpo da Escrita
Poderá acompanhar tudo através da nossa página do Facebook: Corpo da Escrita ou do instragram @corpodaescrita
Caso for do Porto, poderá participar dos eventos e Clube de leitura ao longo do ano. Caso não morar na cidade, irei informar quando os eventos forem realizados em outras localidades."


Sem comentários:

Enviar um comentário